• #    #
    • Acesso restrito
  • INÍCIO
  • PROGRAMA
    • Apresentação
    • Histórico
    • Objetivos
    • Coordenação, colegiado e secretaria
    • Avaliação Capes
    • Linhas de pesquisa
    • Grupos de pesquisa, estudo e extensão
  • DOCUMENTOS E FORMULÁRIOS
    • Normas gerais da Pós-graduação
    • Regulamento do curso
    • Vagas em disciplinas isoladas
    • Resolução de credenciamento docente
    • Regimento de bolsas
    • Formulários de bolsas
    • Requerimentos diversos - estudantes
    • Atas de reuniões do Colegiado
  • GRADE CURRICULAR
    • Oferta de disciplinas
    • Grade curricular do mestrado/doutorado
    • MQ (Metodologia Quantitativa)
  • CORPO DOCENTE
  • CORPO DISCENTE
    • Listagem de discentes
    • Representação discente
    • Discentes bolsistas
    • Orientadores x Orientandos
    • Seminário discente
  • EGRESSOS
    • Perfil de egressos
    • Listagem de egressos
    • Defesas
  • EVENTOS
  • CONEXÕES ACADÊMICAS NO BRASIL E NO EXTERIOR
  • CONEXÕES COM A SOCIEDADE
    • Impacto Social
    • Divulgação científica
  • SELEÇÃO
    • Introdução
    • Documentos e resultados
    • Processos anteriores
  • INDICADORES
  • CONTATO
  • F.A.Q. (PERGUNTAS E RESPOSTAS)
  • ACESSO RESTRITO

VAGAS EM DISCIPLINAS ISOLADAS


OFERTA DE DISCIPLINAS ISOLADAS - 2º semestre/2025


Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
DSO818
Tópicos Especiais em Sociologia - "Sociabilidades digitais" discussões contemporâneas e métodos

08:00 - 12:00 - SALA C312
Turma E
Prof: Eugenia Doria Viana Cerqueira
Inicio 18/08

Ementa/programa
DSO818
Tópicos Especiais em Sociologia - Sociologia do Trabalho

14:00 - 18:00 - SALA 3015
Turma C
Prof: Livia de Tommasi
Inicio 18/08

Ementa/programa
DSO818
Tópicos Especiais em Sociologia - Módulo teórico da linha Economias, Organizações e Desigualdades

8:00- 12:00 - SALA 3015
Turma B
Prof: Dimitri Fazito de Almeida Rezende; Silvio Segundo Salej Higgins
DSO810
Tópicos Especiais em Metodologia - Abordagens biográficas em sociologia

14:00- 18:00 - SALA 3015
Turma A
Prof: Yumi Garcia dos Santos

Ementa/programa
DSO810
Tópicos Especiais em Metodologia - Estatísticas

8:00- 12:00 - SALA 3015
Turma B
Prof: Ana Paula Vasconcelos Goncalves

Ementa/programa
DSO818
Tópicos Especiais em Sociologia - Análise Multivariada de Dados de Survey

14:00- 18:00 - SALA C204
Turma D
Prof: Jorge Alexandre Barbosa Neves
Inicio 22/08


Documento/Link
Formato
Tamanho
Baixar/acessar
Resultado dos requerimentos em isoladas 2025/2
620K
DISCIPLINAS ISOLADAS

RESULTADO DO REQUERIMENTO EM DISCIPLINA ISOLADA 2025/2

Confirmação pelos candidatos e envio do comprovante de pagamento aqui


PROTOCOLO DE REQUERIMENTO
A matrícula é permitida a qualquer pessoa não pertencente ao corpo discente da UFMG, em disciplinas isoladas integrantes dos currículos dos cursos de graduação e de pósgraduação.

Exigências:
* Existência de vaga
* Não ser aluno de cursos de Graduação ou de Pós-graduação da UFMG

ATENÇÃO:
- Só serão analisados processos devidamente documentados;
- O candidato poderá se inscrever em no máximo 2 (duas) disciplinas do curso.

PROCEDIMENTO:

1) O/A candidato/a interessado/a deverá preencher o REQUERIMENTO ONLINE, cujo link ficará disponível nesta página no dia 18/08/2025 (segunda-feira) até às 23:59h. Será necessário anexar a documentação (em pdf e legível) discriminada abaixo:

- Formulário de Requerimento preenchido (informar e-mail);
- Justificativa de interesse pela disciplina
- Currículo Lattes (ou vitae), acompanhado da cópia dos títulos e dos diplomas que o/a interessado/a tiver;
- Histórico escolar do curso de graduação;
- Cópia do diploma de graduação (frente e verso) expedido por estabelecimento oficial,ou oficialmente reconhecido, ou documento equivalente constando a data da colação de grau;
- Arquivo único contendo os seguintes documentos pessoais: documento de identidade e CPF (ou cópia do passaporte com visto temporário de estudante ou permanente válidos, se estrangeiro); Cópia do último contra-cheque e autorização da chefia, no caso de servidor da UFMG.

2) Os docentes responsáveis pelas disciplinas farão a análise dos pedidos até o dia 20/08/2025.

3) O resultado será divulgado no site até o dia 21/08/2025 - Não realizamos atendimento via fone - resultado somente pelo site.

4) O/A requerente que obtiver DEFERIMENTO deverá anexar o comprovante de recolhimento da taxa de matrícula, como condição obrigatória para efetivar seu requerimento, até o dia 25/05/2025. Após anexar o comprovante o/a requerente já está autorizado a assistir as aulas da disciplina. O comprovante de matrícula será enviado no e-mail indicado pelo(a) candidato(a) no ato da inscrição.

GRU
Para gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) - Acesse: https://sistemas.ufmg.br/sisarc/emissaogru/gerir/geriremissaogru.seam?codigo=9YA6pJts3

Preencher o formulário informando os seguintes dados:

CPF/CNPJ: digitar o número do CPF de quem cursará a disciplina isolada

Nome do Contribuinte: nome da pessoa que cursará a disciplina isolada

Competência: mês da matrícula / ano de oferta da disciplina

Data do Vencimento: data para efetuar o pagamento

Valor Principal: valor da taxa de disciplina isolada R$ 194,57

Valor Total: repetir o valor da taxa de disciplina isolada R$ 194,57

Clicar em GERAR GRU

ATENÇÃO:
Antes de efetuar o pagamento da taxa de matrícula verifique se sua matrícula foi aceita. Alunos com vínculo em cursos (Graduação e Pós-graduação) da UFMG não poderão solicitar matrícula em disciplina isolada. Em hipótese alguma será devolvida a taxa de matrícula.

Observação: O requerente que obtiver deferimento receberá somente 01 (um) número de matrícula e pagará apenas uma taxa, para qualquer número de disciplinas, não importando se se trata de disciplinas de níveis diferentes (graduação e pós-graduação).

Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Av. Antônio Carlos, 6627 – sala 4202/4º Andar – FAFICH - Universidade Federal de Minas Gerais
Belo Horizonte / MG – CEP 31270-901 - Telefone: (31) 3409-5031 - E-mail: ppgs@fafich.ufmg.br
Central de Pós-Graduação: atendimento de segunda a sexta de 08:00 às 22:00.
Telefone: (31) 3409-5085 - Local: 2º andar – ao lado da portaria – sala: 2021.